Saturday, October 22, 2005

Setembro de 2005, o mês mais quente de sempre no planeta

Setembro foi o mês mais quente registado até hoje no planeta desde que as temperaturas são registadas cientificamente, desde 1880, anunciou sexta-feira o Centro nacional oceânico e atmosférico norte-americano (NOAA).
A temperatura média foi de 0,63 graus Celsius (1,13 graus Fahrenheit) acima da média, segundo um comunicado do NOAA divulgado no seu site internet.

Este blogue, em pareceria com a revista Maria e o canal Viver, decidiu promover um debate sobre o assunto.
Para isso convidou 5 das personalidades que directa ou indirectamente mais estão ligadas a esta alteração climatérica. Assim, temos em estúdio, George W. Bush, presidente dos E.U.A. e um dos não compridores do protocolo de Quioto, José Sócrates, 1º ministro de Portugal, um dos países que também não cumpre o protocolo, Francisco Louçã em representação de toda a oposição portuguesa, Ludgero Marques em representação dos industriais do nosso país e José Peseiro, ex treinador do Sporting.
O debate vai ser conduzido e moderado por o maior expert português da matéria, o climatologista Anthimio de Azevedo, que além de ser um dos maiores estudiosos da matéria ficou nacionalmente famoso por apresentar o boletim meteorológico durante 20 anos, entre 1966 e 1986.

Anthimio de Azevedo : Olá, antes de mais, boa noite a todos e obrigado pela vossa presença aqui no estúdio. Se os demais não se importarem, vou começar pelo presidente Bush, é que ele estacionou o helicóptero aqui á porta do estúdio e lá fora está uma autêntica guerra entre os moedinhas pois todos reclamam aquele lugar.
Sr. Bush, não acha que os E.U.A ao não cumprirem o protocolo de Quioto estão a contribuir de sobremaneira para este aquecimento global do planeta ? ....( Sr. Bush, só um aparte, a bolinha do microfone fica para cima ..... isso. assim está bem !)

G.W.Bush : Hallo ! No! No ! No ! Quioto não tem nada a ver com isto !! O culpado por este fenómeno climatérico que está a acontecer, tem um nome, o maquiavélico terrorista Bin Ladden !! Ele e os seus amigos Tallibans, já tentaram atingir a América com dois furacões, a sorte é que os nossos serviços secretos estavam atentos e conseguimo-nos desviar a tempo !

Anthimio de Azevedo : Sr. Bush, você que conseguiu prever com antecedência que o Iraque ia ter armas de destruição massiva em 2052, como é que você prevê que vai ser o clima no futuro ?

G.W.Bush: Sorry, estes microfones portugueses são muito esquisitos ... é com a bola para cima não é?
Ok ! O clima no futuro vai ser diferente, as temperaturas vão aumentar, muito por força dos chineses, que até agora não trabalhavam e de repente há mais 500 milhões de pessoas a suar. Claro que a transpiração asiática vai levar a um problema gravissimo no clima do planeta.
É preciso por um travão a esse desenvolvimento asiático e é já.

A. Azevedo: E os E.U.A. estão a tomar precauções para esse problema ?

G.W.Bush: Yes! Yes! a CIA e os serviços secretos americanos já estão a tratar de tudo ! Se tudo correr como o planeado devemos invadir a China em 2007.

A. Azevedo: Sr. Bush, muito obrigado pela sua presença, e agora se não se importa antes de se retirar, explique aos seus seguranças que aquilo que eles estão a confiscar não são armas de destruição massiva, são os barris de Super Bock !!

Anthimio de Azevedo : Eng. Sócrates, Portugal é também um dos países que não cumpre o protocolo de Quioto. A comissão europeia já avisou que ou Portugal reduz substancialmente a emissão de gases para a atmosfera ou em 2008 o nosso país vai ser gravemente penalizado.
O que é que o seu executivo pondera fazer sobre tão delicado tema?

J. Sócrates : Repare, o nosso país viveu durante os últimos anos, uma situação de atentados atrás de atentados ao ambiente. Claro que não é possível no espaço de poucos meses reparar tudo o que de mal foi feito anteriormente, mas, nós estamos a trabalhar para no mais curto espaço de tempo possível contrariar essa situação. Senão repare, estamos a investir em parques eólicos como nunca nenhum executivo o tinha feito, estamos a apostar nas altas tecnologias, estamos a lançar alguns programas pilotos para apoiar quem quiser apostar nas energias limpas estamos ….

Ant. de Azevedo : Mas a energia eólica só por si não resolve o problema, já existe algum desses projectos pilotos ?

J. Sócrates : Estamos a trabalhar nisso. Neste momento estamos a apoiar um projecto para uma peidaria em Olhão e um outro projecto de um jovem empresário da Maia que está a tentar desenvolver um protótipo para criar a primeira fábrica a pilhas do mundo.

A A: Eng. Sócrates, desculpe interrompê-lo, mas disse uma peidaria !!??

J S : Sim é um projecto piloto que conta com o apoio da segurança social, que visa em aproveitar a energia dos nossos milhares de desempregados …
A A : Desculpe, mas e em que consiste tal projecto?

J.S : Repare, 7% da população portuguesa está desempregada e dessa percentagem, 6% não é qualificada, ou seja, não sabe fazer nada. Se nós pegarmos nessa mais valia que só sabe fazer merda e a colocarmos toda dentro de um pavilhão, podemos não só controlar a emissão de gases para a atmosfera como também reaproveitar esses gases para criar uma nova energia alternativa.

Francisco Louçã : Estou a ver, e porque não começar com um projecto piloto mais pequeno. Poderia fazer muito bem isso aqui em Lisboa, existe algum lugar no país onde se faça tanta merda por m2 como no conselho de ministros ?

J.S : O Dr.. Anacleto está mas é a querer fugir com o rabo à seringa, para o bloco seringas é só no braço não é Dr. Louçã? Repare, o bloco de esquerda é o 1º a fomentar este projecto de merda, não repararam na última campanha para as autárquicas em que eles próprios se proclamavam energia alternativa ?

F L : Ó Eng. Sócrates, deixe-se de histórias! Você gosta de fazer o povo português de ingénuo, dá-lhe prazer!! Toda a gente sabe que até agora a única maneira que o governo encontrou para contrariar este aquecimento global do planeta foi congelar os salários da função pública!

A A : Peço desculpa por interromper esta deliciosa conversa mas tenho a informação que temos alguém em linha que também quer dar o seu contributo a este debate.
Está lá ! ….. Desculpe importa-se de baixar o som da sua televisão para não dar interferências … Tá lá …. Donde fala?

A F T : Tou sim?! … Daqui é Avelino Ferreira Torres do Marco de Canaveses …

A A : Ó Sr. Avelino é um prazer falar consigo. Tem acompanhado o debate ? Que comentário lhe merece?

A F T : Tenho, tenho ! Isso é uma camada de ignorantes que está para aí a falar !!!... Eu, se você me permite só queria dizer uma coisa, toda a gente sabe, porque o povo não é ingénuo ao contrário do que o Eng. Sócrates quer parecer …. Toda a gente sabe, que os grandes responsáveis por este alarmante aquecimento global da terra são o Eng. Mota e a comunicação social, só que está feita uma panelinha tão bem orquestrada que ninguém fala nisso. A Mota Engil só à sua conta polui mais que todos os países da América Latina juntos só que claro que ninguém fala nisso…. E as nossas televisões que emitem lixo 24 horas por dia tamb …..

A A : Sr Avelino, pedimos desculpa mas vamos ter que ficar por aqui. Alguém quer comentar as palavras de Avelino Ferreira Torres?

Ludgero Marques : Eu se me permite, gostava de dizer alguma coisa sobre isso ! É ponto corrente dizer-se que são as nossas indústrias as principais responsáveis pela emissão alarmante de gases nocivos para a atmosfera e isso é completamente falso! À uns anos atrás eu até poderia estar de acordo, mas agora não! ! ...Hoje em dia, os nossos empresários já estão suficientemente alarmados para os problemas ambientais e tomam as precauções necessárias para evitar ao máximo esse fenómeno, senão vejamos, hoje em dia nenhum industrial compra um jipe ou um BMW que não esteja equipado com um catalisador e que não use gasolinas verdes …..

A A : Mas de qualquer maneira ainda à muito a fazer …

Ludgero Marques: Não, não, senão veja só ! Toda a gente culpa a indústria como o principal factor poluente de um país, mas esquecem-se de um pormenor. Então e a agricultura !!?? .... Os incêndios não aumentam a temperatura da terra ? e por exemplo, em Setembro é o mês das uvas, das vindimas … Para onde é que vão essas uvas ? … vão para os lagares para ferverem e darem o vinho. Já imaginou milhões de litros de vinho a ferver!! … isso também não levará ao aquecimento brutal da terra ?

Anthimio de Azevedo : Nunca tínhamos pensado nisso, realmente... Obrigado pela sua colaboração neste debate.
Aproveitamos agora o facto de termos aqui o Sr. José Peseiro para lhe perguntar.
Mister, em que medida é que acha que o clima que se viveu lá para os lados de Alvalade no último mês contribuiu de alguma forma para este aquecimento global do globo ?

José Peseiro: ( Silêncio)

Anthimio de Azevedo : Ah! É verdade, já me esquecia que o Sr. Peseiro tal como toda a equipe do Sporting está em blackout.

Sendo assim e como, modéstia à parte sou um dos melhores e mais antigos meteorologistas do nosso país, também não quero perder esta oportunidade para exprimir a minha opinião.
A meu ver, este aquecimento global deve-se a dois factores muito importantes.
1º- A deslocação em massa de emigrantes de leste para as zonas mais ocidentais da Europa trazendo com eles as frentes frias e os desodorizantes do Lidl.
2º. A ída de Pauleta para o Paris Saint Germain fez com que o ciclone dos açores tivesse agora o seu epicentro na capital francesa levando a uma mudança drástica do clima.

Obrigado a todos pela vossa presença e até um próximo debate.

1 Comments:

Blogger pisconight said...

LOL
De rir caro amigo!!!
;)

4:58 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home