Saturday, November 12, 2005

Revolução francesa

Em 1789, populares Franceses revoltaram-se e o medo e a revolta da população de Paris espalhou-se pela França, com o campesinato saqueando depósitos, armazéns, mosteiros e castelos de nobres. "No clima de insegurança e de miséria gerais, incidentes locais deram início a correntes de pânico em cadeia: com exceção da Bretanha, da Alsácia e Lorena e do Baixo Languedoc, o "Grande Medo "sacudiu o país de 20 de julho a 6 de agosto de 1789, 0 feudalismo foi definitivamente abalado".(SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. São Paulo, DIFEL, 19741 P. 43.).

Isto, não vos faz lembrar qualquer coisa !??
...É a prova concreta que a história é ciclica.
A única diferença é que no séc. XVIII incendiavam carroças e casas e culminou com a tomada da Bastilha e agora tomam primeiro a pastilha e depois é que vão incendiar carros e casas.

3 Comments:

Blogger pisconight said...

Bem visto!!
;)

4:56 AM  
Blogger Isabel said...

Bem pensado. Afinal os valores de "liberté, egalité et fraternité" (desculpa se dei algum pontapé na gramática francesa) não passam disso mesmo: valores. Porque na prática passa-se o contrário. E há que ver uma coisa, os media têm muito poder e às vezes por fazerem coberturas tão exaustivas sobre o assunto estão a ir de encontro ao que os terroristas ambulantes (que lá andam a causar distúrbios) querem, ou seja estão a ajudá-los. Não sei se na própria França a cobertura jornalística será tanta como em Portugal.
cumprimentos,Isabel F.

11:45 AM  
Blogger J.P. said...

Tens toda a razão.
Obrigado pelos comentários.

4:22 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home