Saturday, March 03, 2007

O nosso diccionário

Descobri recentemente este site que tem como principal objectivo, reunir e explicitar o significado de vocábulos e expressões que se usam correntemente na região de Braga, mas não são usados, ou são usados com diferentes significados, noutras regiões do país.
Os critérios para a selecção dos vocábulos e expressões foram, no essencial, três:
em primeiro lugar, que não sejam exclusivos de um determinado grupo social; em segundo, que sejam usados (ou, pelo menos, reconhecidos) por um número significativo de pessoas; por último, que se utilizem há vários anos, porque também na linguagem há modas efémeras.


Como Braguista que sou, não podia deixar de saudar esta excelente iniciativa e de dentro das minhas limitações a divulgar ao máximo de pessoas que possa.

Claro que o site ainda está em construção e todos nós nos habituamos a usar expressões que ainda não estão lá referidas mas é o primeiro passo para a criação do nosso próprio diccionário e isso é que interessa.


Passem por lá e fiquem a saber por exemplo o que quer dizer a expressão "ter sempre porcas a capar". Eu essa não conhecia.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home