Tuesday, June 27, 2006

Os ingleses não me assustam

Eu sei que a tradição já não é o que era mas se ainda tiver algum peso os ingleses são favas contadas. De todas as selecções europeias, os bifes são os que melhor se adaptam ao nosso futebol, basta ver que ainda este ano o Benfica com Beto e Moretto derrotou facilmente o Manchester e o Liverpool. E o Sporting de Peseiro que massacrou o Midlesborough e o Newcastel.
E se pensarmos a nível de selecções a história repete-se. México 86, infelizmente Carlos Manuel comeu os bifes e digo infelizmente porque a partir daí os jogadores encheram-se de peito e quiseram logo prémios e gajas… enfim, não ganharam mais nenhum jogo. Vergonhoso.
No Europeu de 2000, Portugueses e Ingleses proporcionaram-nos um dos melhores jogos de que há memória, a perder por dois golos os Portugueses nunca baixaram os braços e Com Figo, João Pinto e Nuno Gomes em grande plano deram a volta ao jogo. Esse jogo ficará sempre na minha memória pois ao intervalo a Nanda ligou-me a dizer que estava grávida, com tantas emoções juntas quase que batia a bota e ia jogar para o São Pedro da Cova. E finalmente o europeu de 2004, em pleno estádio da Luz, Portugueses e Ingleses encontram-se novamente e depois der um jogo emocionante tudo se resolveu nos pontapés de grandes penalidades com o piteiro Ricardo a ser magistral e a tornar-se um herói nacional.
É por estas e por outras que os Ingleses não me assustam, mas este jogo vai ter um aliciante extra, o factor Mourinho. A táctica Mourinho Portuguesa contra a táctica Mourinho Inglesa, é que se virmos bem, Portugal joga como o Porto campeão Europeu de Mourinho e a Inglaterra joga como o Chelsea campeão Inglês de Mourinho.