Thursday, December 07, 2006

Penela, capital mundial da "Sueca"


Chamam-lhe "sueca", mas seria bem mais apropriado o título de "portuguesa", para um jogo de cartas que já faz parte da nossa cultura tradicional. E que até já tem uma capital mundial, a vila de Penela. Em poucos anos, os torneios de sueca de Penela tornaram-se em verdadeiras romarias para os apaixonados do jogo.
Em 2004, a organização (a cargo do clube de futebol local, o Penelense) conseguiu inscrever o evento no Livro de Recordes do Guinness, com 320 jogadores. Desde então, foi sempre a subir. Ontem, foram batidos todos os recordes, com 824 jogadores, ou seja 412 equipas a jogarem simultaneamente."
E tivemos de recusar 140 pessoas por falta de espaço", sublinhou Mário Simões, presidente do Penelense. O primeiro prémio até é aliciante, uma viagem aos Açores, para participarem no Torneio da Ilha Terceira, em Janeiro, mas o principal "trunfo" que une estes jogadores "é o convívio", como nos foi referido por alguns deles.
Para participar, cada concorrente pagou 16 euros e recebeu um baralho de cartas. O almoço - um "rancho" farto de 180 quilos de grão e de 300 quilos de carne - aprofundou o convívio e fez saltar as conversas. É que, apesar da multidão de jogadores, enquanto se jogava o silêncio era (quase) completo. Ou não fosse este jogo bem português, "inventado por um surdo-mudo".
Mas muito bom em mimica!!

O meu tio Victor, costuma participar nestas brincadeiras. Outro dia ganhou um porco.
Tou à espera do convite para o sarrabulho.