Wednesday, December 14, 2005

Campeonato Nacional de Pretensos Presidentes da República

Jogo 5 : Cavaco silva - 2 Jerónimo de Sousa- 1

Foi mais uma vez num recinto que lhe é talismã, o municipal de Carnaxide, que o grande favorito ao título, Aníbal Cavaco Silva, defrontou o sempre perigoso candidato dos oprimidos Jerónimo de Sousa.
Depois de uma derrota com Francisco Louçã, Cavaco não arriscou e aconselhado por José Mourinho, mudou de fato e contratou um olheiro, para espiar os seus mais directos adversários. Foi assim confiante e com a lição bem estudada que o Professor chegou aos estúdios de Carnaxide. Jerónimo, chegou pouco depois acompanhado por centenas de sem abrigo que numa atitude de solidariedade com o seu candidato decidiram dormir essa noite à porta das instalações da SIC.
O debate começou com um Jerónimo atacando o passado do professor mas este mostrando ter a lição bem estudada conseguiu sair sempre por cima. Durante largos minutos o professor com um discurso sóbrio e muito seguro ia controlando o jogo a seu favor, mas ao minuto 18, numa discussão repartida sobre privatizações Jerónimo, um bocado contra a corrente do jogo, inaugura o marcador. O Comunista, aproveitou o facto de cavaco estar a falar das privatizações fantásticas das empresas do estado falidas que fez nos seus governos e num disparo à queima-roupa afirma: - A Brisa, a Portucel falidas?! Você deve estar a brincar, apresentavam lucros fabulosos caramba !!
Cavaco, tremeu por mais uns instantes, mas logo se recompôs e tomou conta do jogo outra vez e depois de diversas boas oportunidades conseguiu chegar ao empate quando demonstrando toda a sua humildade, afirmou que passou horas e horas sem dormir a trabalhar para conseguir o acordo de consertação social que ainda hoje vigora. Jerónimo bem afirmou que esse acordo tinha sido obtido de forma ilegal, a UGT estava comprada, mas o facto do nome de Cavaco não aparecer no processo apito dourado valeu de trunfo ao Sr. Tabu.
O intervalo não havia de chegar sem um lance polémico, uma entrada dura por trás de Jerónimo a Cavaco. O lance ocorreu já nos descontos do 1º tempo e numa reposta a uma declaração de Cavaco, Jerónimo de Sousa afirma: - Como diria o filósofo, a natureza atribuiu ao ser humano um dom único, que é o de, através do discurso, esconder o pensamento! Mas aquilo que parecia um ponto certo para Jerónimo, afinal virou-se contra ele. Num contra ataque rápido, Cavaco, sentiu-se ofendido por lhe terem chamado mentiroso e retorquiu: - Está a insinuar que eu digo uma coisa e faço outra!?
E acaba por inesperadamente fazer o segundo ponto do debate quando sorri e afirma: - Olhe que não, olhe que não!
A ultima vez que Cavaco tinha sido visto a sorrir em publico foi já no longínquo ano de 1994 quando num almoço com Bill Clinton , em que estavam a comer espetadas lhe sussurrou ao ouvido : - Não são bem as espetadas que tu estás habituado a comer pois não, Bill ?.
Este pequeno sorriso de ontem, bem como a analogia a Cunhal, mexeu com o país inteiro. Desde a visita do papa João Paulo II a Fátima, que não se viam tantas velhinhas comovidas.
E foi assim, num momento de comoção colectiva que se atingiu o intervalo deste fantástico debate com Cavaco na liderança do mesmo.
Mal terminou a primeira parte, o Comité Central, que se encontrava a assistir ao debate na dispensa de apoio ao bar do estúdio, correu em bloco para os organizadores do confronto a protestar o segundo ponto de Cavaco alegando que os regulamentos só previam pontos por afirmações, mas de nada lhes valeu. Mas, mesmo assim deixaram o aviso: - Se é assim, se se pode utilizar o corpo para obter pontos, para a próxima pomos a Odete a fazer um streap – tease por trás do Jerónimo.
Cavaco, passou os momentos de descanso na sala de maquiagem em conversações com os seus olheiros.
O segundo tempo, começou com um Jerónimo de Sousa nervoso, agressivo, usando termos como “Nódoa” para definir o governo de Cavaco, mas este nunca se deixou intimidar, e mesmo na melhor oportunidade do Secretário Geral dos Comunistas, a luta entre policias do Terreiro do Paço, o “ Homem de Boliqueime” não se atrapalhou e conseguiu sempre tomar conta do jogo.
Numa tentativa desesperada de chegar ao empate, Jerónimo ataca com os direitos das mulheres, mas mais uma vez o “Pai do Monstro” consegue sair por cima ao afirmar :- quando se fala disso lá em casa, a minha mulher ri-se bastante!
O moderador Rodrigo Guedes de Carvalho ainda olhou para o seu auxiliar Ricardo Costa para ver se decidiam atribuir o ponto a Cavaco mas ao verem que Odete Santos já se preparava para entrar em estúdio só de soutien decidiram não marcar nada.
O debate acabou assim com uma vitória de Cavaco por 2-1, mas, Jerónimo de Sousa e o Comité Central, apresentaram no final do jogo um protesto junto da F.P.P.P.PU.T.A., (Federação dos Pretensos Presidentes, Políticos Profissionais, Utópicos, Trabalhistas ou Amadores) a reclamar o segundo ponto do Homem Tabu.

4 Comments:

Blogger Nórdico said...

mais um ponto para ti nesta satira aos politicos. excelente.

9:32 AM  
Blogger Monique Mendes said...

Temos jornalista :)
Beijo

4:21 AM  
Blogger pisconight said...

HAHAHAHA
;)

7:09 AM  
Blogger J.P. said...

Obrigado amigos !

8:15 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home