Wednesday, December 14, 2005

Campeonato Nacional de Pretensos Presidentes da República

Jogo 4 – Manuel Alegre - 1 Francisco Louça - 0

Depois de uma 1ª ronda, onde ambos disputaram o mesmo adversário (Cavaco Silva), com sortes diferentes, Alegre perdeu pela margem mínima e Louçã foi a grande surpresa ao golear o Sr. Tabu, era com enorme expectativa que se aguardava o desfecho desta noite.
Curiosamente, ambos os candidatos apresentaram-se de fato cinzento (a cor oficial da politica Portuguesa) mas Louçã como já vem sendo hábito, voltou a rejeitar a gravata.
Com a derrota da 1º ronda, esperava-se um Alegre diferente, mais ofensivo, pois só a vitória lhe interessava. Já Louça, com o seu discurso típico da escola holandesa (depois de vários estágios em coffee shops daquele país) só sabe jogar ao ataque, pelo que se esperava um debate aberto, ofensivo, sem grandes preocupações defensivas.
Louçã, tal como se esperava, começou ao ataque, falando dos deveres do Presidente mas as suas ofensivas eram sempre controladas pela sóbria defesa de Alegre. Mostrando uma capacidade incrível de se adaptar aos ataques dos adversários,” Roca”(maneira como Alegre é carinhosamente tratado pelos seus adeptos, devido ao seu aspecto pesadão) ia conseguindo sempre controlar os ataques do seu adversário tentando depois em rápidos contra-ataques apanhar a defesa de Louçã em contra pé. Foi assim, no respeitante ás privatizações, aos poderes do Presidente, à demissão de Alberto João…Chegou-se assim ao intervalo com um 0-0 sem surpresa para ninguém.
Alegre aproveitou a pausa para repor as forças e foi até ao bar, só que seta vez decidiu seguir o conselho dos seus acessores e não se meteu nos wiskys, tomou um cafezinho e comeu um croissant.
Já Louçã, passou o intervalo todo nos corredores dos estúdios do Lumiar a falar e a gesticular nervosamente ao telemóvel, como não o vimos a acender nenhum cacete, supomos que fosse com alguém da Cova da Moura ou da Baixa da Banheira.
O segundo tempo, começou tal como a primeira metade numa toada muito morna, Louçã, ainda tentou alguns ataques tímidos, mas aquele telefonema ao intervalo deve ter mexido muito com ele, pois em nenhuma altura vimos aquele homem ofensivo a que nos habituou. Falta de doping? Talvez!!
Já Alegre, fazendo jus à sua alcunha de “Roca” mostrou mais uma vez ser um falso lento que prefere aguentar o jogo para depois o tentar matar num lance de bola parada. E foi isso que aconteceu, foi já nos descontos, nos pénaltis de 1 minuto a que cada candidato tem direito que “ o Poeta” resolveu a partida. Depois de um discurso sem falhas, Alegre ficou à espera do pénalti do seu opositor e o homem do bloco, talvez num recado para alguém de quem tinha ficado pendurado ao telemóvel, apela directamente ao voto de todos os socialistas (lembre-se que ele é fundador do PSR, Partido SOCIALISTA revolucionário), só que Xico Loucã não se lembrou que o Q.I. médio dos eleitores socialistas anda mais ou menos à volta do deficit, ou seja 7, e todos eles pensaram que o pobre do Xico se tinha passado e estava a pedir-lhes para votar em Alegre ou Soares.
Resumindo, num mau debate, em que mais umas vez as defesas se superiorizaram aos ataques, Alegre acaba por vencer o jogo e torna-se na 1ª pessoa do mundo que no espaço de uma semana, consegue estar completamente de acordo com Aníbal Cavaco Silva e com Francisco Louçã.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home